No post anterior descrevemos características do software analisado pelo grupo, o CRM da Microsoft: Microsoft Dynamic CRM 4.0. Agora iremos ao que interessa, a definição dos quadrantes.
Quadrante de Acesso
Controle de Acesso
Uma implantação do Microsoft Dynamics CRM 4.0 faz o controle de acesso a partir de licenças de acesso de cliente (CALs).
Tipos de licença de acesso para cliente
O Microsoft Dynamics CRM 4.0 tem os seguintes tipos de CAL:
Somente Leitura. Os usuários que têm esse tipo de licença somente podem exibir registros e dados no Microsoft Dynamics CRM 4.0. Não podem modificar os registros ou dados. Um usuário com esse tipo de licença consome uma CAL Limitada do Microsoft Dynamics CRM.
Administrativa. Aqueles que tiverem esse tipo de licença podem modificar os registros e dados localizados na área Configurações. No entanto, esses usuários não podem exibir nem modificar registros e dados nas áreas Vendas, Marketing ou Serviço. Um usuário com esse tipo de licença não consome uma Microsoft Dynamics CRM CAL.
Completa. Os usuários com esse tipo de licença têm funcionalidade completa e somente estão limitados por funções de segurança e privilégios. Um usuário com esse tipo de licença consome uma Microsoft Dynamics CRM CAL.
Quadrante de Dados
Após análise do banco de dados do sistema de cadastro de clientes, foi possível identificar a seguinte estrutura:
- Account Name;
- Primary Contact;
- Main Phone;
- Account Number;
- Account Rating;
- Address 1: Address Type;
- Address 1: City;
- Address 1: Country/Region;
- Address 1: County;
- Address 1: Fax;
- Address 1: Freight Terms;
- Address 1: Latitude;
- Address 1: Longitude;
- Address 1: Name;
- Address 1: Post Office Box;
- Address 1: Primary Contact Name;
- Address 1: Shipping Method;
- Address 1: State/Province;
- Address 1: Street 1;
- Address 1: Street 2;
- Address 1: Street 3;
- Address 1: Telephone 2;
- Address 1: Telephone 3;
- Address 1: UPS Zone;
- Address 1: UTC Offset;
- Address 1: ZIP/Postal Code;
- Address 2: Address Type;
- Address 2: City;
- Address 2: Country/Region;
- Address 2: County;
- Address 2: Fax;
- Address 2: Freight Terms;
- Address 2: Latitude;
- Address 2: Longitude;
- Address 2: Name;
- Address 2: Post Office Box;
- Address 2: Primary Contact Name;
- Address 2: Shipping Method;
- Address 2: State/Province;
- Address 2: Street 1;
- Address 2: Street 2;
- Address 2: Street 3;
- Address 2: Telephone 1;
- Address 2: Telephone 2;
- Address 2: Telephone 3;
- Address 2: UPS Zone;
- Address 2: UTC Offset;
- Address 2: ZIP/Postal Code;
- Address Phone;
- Aging 30;
- Aging 60;
- Aging 90;
- Annual Revenue;
- Business Type;
- Category;
- Classification;
- Created By;
- Created On;
- Credit Hold;
- Credit Limit;
- Customer Size;
- Description;
- Do not allow Bulk E-mails;
- Do not allow Bulk Mails;
- Do not allow E-mails;
- Do not allow Faxes;
- Do not allow Mails;
- Do not allow Phone Calls;
- E-mail;
- E-mail Address 2;
- Fax;
- FTP Site;
- Industry;
- Last Date Included in Campaign;
- Market Capitalization;
- Modified By;
- Modified On;
- No. of Employees;
- Originating Lead;
- Other Phone;
- Ownership;
- Parent Account;
- Payment Terms;
- Preferred Day;
- Preferred Facility/Equipment;
- Preferred Method of Contact;
- Preferred Service;
- Preferred Time;
- Preferred User;
- Price List;
- Relationship Type;
- Send Marketing Materials;
- Shares Outstanding;
- hipping Method;
- SIC Code;
- Status;
- Status Reason;
- Stock Exchange;
- Telephone 3;
- Territory;
- Territory Code;
- Ticker Symbol;
- Web Site;
Quadrante de Informação
Consulta
Exemplo de Consulta com Microsoft Dynamic CRM 4.0
Relatórios
Existem ferramentas para a criação de relatórios a partir dos dados do Microsoft Dynamics CRM, sem a necessidade de suporte de TI; funcionalidade avançada que permite aos usuários criar, encontrar e implementar fluxos de trabalho; experiência offline consistente, com relatório e personalização; e sincronização aprimorada.
O Microsoft Dynamics CRM 4.0 suporta implantações em múltiplos idiomas para que os usuários possam trabalhar e compartilhar dados de forma contínua no idioma de sua escolha. Os usuários também podem criar e armazenar relatórios em sua língua nativa. Além disso, os relatórios também podem ser facilmente compartilhados entre usuários trabalhando em idiomas diferentes.
O Microsoft Dynamics CRM 4.0 também permite que as operações sejam gravadas em moedas locais. O sistema CRM mantém uma lista de taxas de câmbio e converte os valores automaticamente para uma unidade monetária base para uso no relatório.
Gráficos
Exemplo de gráficos gerados pelo Microsoft Dynamic CRM 4.0
Requisitos de Infraestrutura
Requisitos de Segurança
Requisitos de Capacidade
Topologia de dois servidores (equipe)
A topologia da implantação em dois servidores consiste na seguinte configuração:
Computador 1: executado no Windows Server 2008, no Windows Server 2003 ou no Windows 2000 Server como um controlador de domínio em funcionamento. Se o computador estiver sendo executado no Windows Server 2003, também poderá ter o Exchange Server 2003 instalado.
Computador 2: executado no Windows Server 2008 ou no Windows Server 2003, com instâncias do SQL Server 2005, do SQL Server 2005 Reporting Services e do Microsoft Dynamics CRM 4.0.
Topologia de cinco servidores (divisão)
Para bases de usuário maiores, a topologia de cinco servidores pode fornecer melhor desempenho.
Computador 1: executado no Windows Server 2008, no Windows Server 2003 ou no Windows 2000 Server como um controlador de domínio em funcionamento.
Computador 2: executado no Windows Server 2008, no Windows Server 2003 ou no Windows 2000 Server como um controlador de domínio secundário.
Computador 3: executado no Windows Server 2008 ou no Windows Server 2003 com uma instância do Servidor do Microsoft Dynamics CRM 4.0.
Computador 4: executado no Windows Server 2008 ou no Windows Server 2003, com instâncias do Microsoft SQL Server 2005 e do SQL Server 2005 Reporting Services.
Computador 5: executado no Windows Server 2008 ou no Windows Server 2003, com o Exchange Server e o Roteador de Email instalados.
Topologia básica de cinco servidores do Microsoft Dynamics CRM 4.0
A tabela seguinte apresenta os requisitos de hardware/sistema para o servidor Microsoft Dynamics CRM.
Núcleo de Processamento
Quadrante de Integração
O quadrante de integração do sistema Microsoft Dynamic CRM 4.0, é baseado na plataforma Microsoft Framework .Net 3.0 (C# / VB.NET) :
Conclusão: Realmente é um sistema de CRM extremamente robusto, com muitos recursos e dinamismo. Seu grande diferencial fica na integração, integral, com todos componentes Microsoft.
Referências Bibliográficas:
http://www.microsoft.com/
http://rc.crm.dynamics.com/rc/regcont/pt_pt/opdefault.aspx?page=settings
http://www.sonomapartners.com/microsoft-crm-downloads.aspx
http://www.microsoft.com/portugal/dynamics/produtos/crm/overview.mspx
Quadrante de Acesso
Controle de Acesso
Uma implantação do Microsoft Dynamics CRM 4.0 faz o controle de acesso a partir de licenças de acesso de cliente (CALs).
Tipos de licença de acesso para cliente
O Microsoft Dynamics CRM 4.0 tem os seguintes tipos de CAL:
Somente Leitura. Os usuários que têm esse tipo de licença somente podem exibir registros e dados no Microsoft Dynamics CRM 4.0. Não podem modificar os registros ou dados. Um usuário com esse tipo de licença consome uma CAL Limitada do Microsoft Dynamics CRM.
Administrativa. Aqueles que tiverem esse tipo de licença podem modificar os registros e dados localizados na área Configurações. No entanto, esses usuários não podem exibir nem modificar registros e dados nas áreas Vendas, Marketing ou Serviço. Um usuário com esse tipo de licença não consome uma Microsoft Dynamics CRM CAL.
Completa. Os usuários com esse tipo de licença têm funcionalidade completa e somente estão limitados por funções de segurança e privilégios. Um usuário com esse tipo de licença consome uma Microsoft Dynamics CRM CAL.
Quadrante de Dados
Após análise do banco de dados do sistema de cadastro de clientes, foi possível identificar a seguinte estrutura:
- Account Name;
- Primary Contact;
- Main Phone;
- Account Number;
- Account Rating;
- Address 1: Address Type;
- Address 1: City;
- Address 1: Country/Region;
- Address 1: County;
- Address 1: Fax;
- Address 1: Freight Terms;
- Address 1: Latitude;
- Address 1: Longitude;
- Address 1: Name;
- Address 1: Post Office Box;
- Address 1: Primary Contact Name;
- Address 1: Shipping Method;
- Address 1: State/Province;
- Address 1: Street 1;
- Address 1: Street 2;
- Address 1: Street 3;
- Address 1: Telephone 2;
- Address 1: Telephone 3;
- Address 1: UPS Zone;
- Address 1: UTC Offset;
- Address 1: ZIP/Postal Code;
- Address 2: Address Type;
- Address 2: City;
- Address 2: Country/Region;
- Address 2: County;
- Address 2: Fax;
- Address 2: Freight Terms;
- Address 2: Latitude;
- Address 2: Longitude;
- Address 2: Name;
- Address 2: Post Office Box;
- Address 2: Primary Contact Name;
- Address 2: Shipping Method;
- Address 2: State/Province;
- Address 2: Street 1;
- Address 2: Street 2;
- Address 2: Street 3;
- Address 2: Telephone 1;
- Address 2: Telephone 2;
- Address 2: Telephone 3;
- Address 2: UPS Zone;
- Address 2: UTC Offset;
- Address 2: ZIP/Postal Code;
- Address Phone;
- Aging 30;
- Aging 60;
- Aging 90;
- Annual Revenue;
- Business Type;
- Category;
- Classification;
- Created By;
- Created On;
- Credit Hold;
- Credit Limit;
- Customer Size;
- Description;
- Do not allow Bulk E-mails;
- Do not allow Bulk Mails;
- Do not allow E-mails;
- Do not allow Faxes;
- Do not allow Mails;
- Do not allow Phone Calls;
- E-mail;
- E-mail Address 2;
- Fax;
- FTP Site;
- Industry;
- Last Date Included in Campaign;
- Market Capitalization;
- Modified By;
- Modified On;
- No. of Employees;
- Originating Lead;
- Other Phone;
- Ownership;
- Parent Account;
- Payment Terms;
- Preferred Day;
- Preferred Facility/Equipment;
- Preferred Method of Contact;
- Preferred Service;
- Preferred Time;
- Preferred User;
- Price List;
- Relationship Type;
- Send Marketing Materials;
- Shares Outstanding;
- hipping Method;
- SIC Code;
- Status;
- Status Reason;
- Stock Exchange;
- Telephone 3;
- Territory;
- Territory Code;
- Ticker Symbol;
- Web Site;
Quadrante de Informação
Consulta
Exemplo de Consulta com Microsoft Dynamic CRM 4.0
Relatórios
Existem ferramentas para a criação de relatórios a partir dos dados do Microsoft Dynamics CRM, sem a necessidade de suporte de TI; funcionalidade avançada que permite aos usuários criar, encontrar e implementar fluxos de trabalho; experiência offline consistente, com relatório e personalização; e sincronização aprimorada.
O Microsoft Dynamics CRM 4.0 suporta implantações em múltiplos idiomas para que os usuários possam trabalhar e compartilhar dados de forma contínua no idioma de sua escolha. Os usuários também podem criar e armazenar relatórios em sua língua nativa. Além disso, os relatórios também podem ser facilmente compartilhados entre usuários trabalhando em idiomas diferentes.
O Microsoft Dynamics CRM 4.0 também permite que as operações sejam gravadas em moedas locais. O sistema CRM mantém uma lista de taxas de câmbio e converte os valores automaticamente para uma unidade monetária base para uso no relatório.
Gráficos
Exemplo de gráficos gerados pelo Microsoft Dynamic CRM 4.0
Requisitos de Infraestrutura
Servidores | |
Diretorio de recursos | Microsoft Active Directory |
Banco de Dados | Microsoft SQL Server 2005 |
Exchange 2003 Standard Edition SP2 / Exchange Server 2007 Enterprise Edition | |
Aplicação | Windows Server 2003 (Edições Standard, Enterprise e Web) com último SP |
Web | IIS (Internet Information Services 7.0) |
Redes | |
Local | LAN |
Remota | Wan(PPOE + VPN) |
Plataforma | |
Sistema Operacional | Windows XP / Windows Vista |
Cliente Web | Microsoft Internet Explorer 6 com SP1 ou IE 7 |
BAnco de Dados | Microsoft SQL Server 2005 |
Framework de Aplicação | Microsoft .Net Framework 3.0 |
Requisitos de Segurança
Requisitos de Segurança | |
Firewall | Microsoft Internet Security and Acceleration (ISA) Server 2006 |
Proxy | Microsoft Proxy Server 2.0(ISA Server) |
ISA | Microsoft Internet Security and Acceleration (ISA) Server 2006 |
Requisitos de Capacidade
Topologia de dois servidores (equipe)
A topologia da implantação em dois servidores consiste na seguinte configuração:
Computador 1: executado no Windows Server 2008, no Windows Server 2003 ou no Windows 2000 Server como um controlador de domínio em funcionamento. Se o computador estiver sendo executado no Windows Server 2003, também poderá ter o Exchange Server 2003 instalado.
Computador 2: executado no Windows Server 2008 ou no Windows Server 2003, com instâncias do SQL Server 2005, do SQL Server 2005 Reporting Services e do Microsoft Dynamics CRM 4.0.
Topologia de cinco servidores (divisão)
Para bases de usuário maiores, a topologia de cinco servidores pode fornecer melhor desempenho.
Computador 1: executado no Windows Server 2008, no Windows Server 2003 ou no Windows 2000 Server como um controlador de domínio em funcionamento.
Computador 2: executado no Windows Server 2008, no Windows Server 2003 ou no Windows 2000 Server como um controlador de domínio secundário.
Computador 3: executado no Windows Server 2008 ou no Windows Server 2003 com uma instância do Servidor do Microsoft Dynamics CRM 4.0.
Computador 4: executado no Windows Server 2008 ou no Windows Server 2003, com instâncias do Microsoft SQL Server 2005 e do SQL Server 2005 Reporting Services.
Computador 5: executado no Windows Server 2008 ou no Windows Server 2003, com o Exchange Server e o Roteador de Email instalados.
Topologia básica de cinco servidores do Microsoft Dynamics CRM 4.0
A tabela seguinte apresenta os requisitos de hardware/sistema para o servidor Microsoft Dynamics CRM.
Requisitos | Recomendado |
Processador | Dual 1.8 GHz Pentium (Xeon P4) ou superior |
Memória(RAM) | 2GB de RAM ou mais |
Disco Rígido | 400 MB de espaço livre no disco rígido |
Placa de Rede | Dual 10/100/1000 Mbps |
Sistema Operacional | Microsoft Windows Server 2003, edições Standard, Enterprise ou Web(último SP) ou Windows Server 2008(versão final) |
Internet Information Service(IIS) | Versão 7.0 |
Microsoft Data Access Components (MDAC) | Versão 2.81 (incluída no Windows Server 2003) |
Núcleo de Processamento
Quadrante de Integração
O quadrante de integração do sistema Microsoft Dynamic CRM 4.0, é baseado na plataforma Microsoft Framework .Net 3.0 (C# / VB.NET) :
Conclusão: Realmente é um sistema de CRM extremamente robusto, com muitos recursos e dinamismo. Seu grande diferencial fica na integração, integral, com todos componentes Microsoft.
Referências Bibliográficas:
http://www.microsoft.com/
http://rc.crm.dynamics.com/rc/regcont/pt_pt/opdefault.aspx?page=settings
http://www.sonomapartners.com/microsoft-crm-downloads.aspx
http://www.microsoft.com/portugal/dynamics/produtos/crm/overview.mspx
Galera, o grupo Águia está de parabéns!
ResponderExcluirFizemos um ótimo trabalho esta semana.
Renan Kuroki, RA: 8101075
Perfeito, ficou muito bom.
ResponderExcluirSó faltou os Requisitos mínimos de Hardware, né?!
Nós so colocamos o recomendado.
Mas ficou muito bom. De um ponto de vista geral ele ficou Completo.
Melhor que este, só 2 deste!
ResponderExcluirPena que é Micro$oft.
Logo, embutido no preço vai a marca!
Ficou muito bom mesmo...
ResponderExcluirRetificando, quadrante de integração, linguagens C# / VB.NET, já atualizado no post
ResponderExcluirRenan Kuroki
Fechou! Andei dando uma olhada nos outros Blogs e acho que o nosso ficou muito bom.
ResponderExcluir